quinta-feira, 11 de março de 2010

Tv Digital interativa , uma nova mídia

O que é TV Digital?

É uma nova tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que proporcionará gratuitamente ao telespectador melhor qualidade de imagens e sons e uma série de novos benefícios, tais como ver televisão quando em deslocamento e interagir com os programas.

O que muda com as transmissões digitais?

Com as transmissões digitais, a televisão terá uma imagem sem fantasmas ou chuviscos, nítida, com som comparável ao de um CD. Além desses são vários os benefícios que a TV Digital trará ao espectador:

  • Alta Definição – Programas poderão ser transmitidos em formato e qualidade de cinema, a chamada tela de cinema, ou 16:9.
  • Som Multicanal – À similaridade do que ocorre em DVDs, o som poderá ser surround.
  • TV Móvel e Portátil – Haverá a possibilidade de assistir TV dentro de carros (ou ônibus, trens, barcos etc) em movimento, sem que a imagem ou o som falhe. Poder-se-á também assistir em celulares, PDAs, PALMs, Notebooks, Lap tops etc.
  • Múltiplos Programas – Também será tecnicamente possível para a emissora transmitir mais de um programa simultaneamente, ou então, diferentes tomadas da mesma cena de forma que o telespectador escolha a que mais lhe aprouver.
  • Interatividade – As emissoras poderão também disponibilizar ao telespectador informações adicionais sobre a programação, tais como dados sobre os atores do filme sendo apresentado, resumo do que aconteceu na novela até o capítulo anterior, notas sobre o time que está jogando etc. Para ver essas informações adicionais, o telespectador interagirá com seu conversor digital ou com seu televisor já integrado.
Ligando seu conversor digital ou seu televisor integrado a uma rede de telecomunicações, como por exemplo ,uma banda larga, um modem de telefonia fixa ou móvel, poderá desfrutar do que chamamos de interatividade completa, interagindo diretamente com o programa e, por exemplo, votar em enquetes ou participar de games.

Com a TV de tubo que tenho em casa hoje consigo receber o sinal da TV Digital?

Para ver o sinal da TV Digital na TV que se tem hoje, será necessário adquirir um conversor capaz de transformar o sinal digital em sinal analógico. É sempre bom lembrar que a nitidez da imagem será limitada pela resolução da tela da TV. Nesse caso a resolução será a do tubo. Mas o conversor poderá, por exemplo, trazer ao telespectador o benefício de imagem sem fantasmas ou chuviscos. Poderá também permitir ao telespectador ter acesso a aplicações interativas.
Figura 8.0: 4:3 x 16:9

Todas as emissoras vão transmitir o sinal digital?

As emissoras da cidade de São Paulo se uniram para transmitir o sinal digital em 02/12/2007, somente para São Paulo, quando a TV Digital foi oficialmente inaugurada no Brasil. As demais cidades estão seguindo as suas implantações, de acordo com o cronograma elaborado do Governo. Todas estão adiantadas. Para maiores informações pesquise no site “Onde já tem TV Digital” e confira a lista atualizada das cidades que já lançaram a TV Digital.

Tenho TV a cabo digital ou analógica (NET/TVA) ou Via satélite (Sky/Direct) na minha casa. O que devo fazer para receber o sinal da TV Digital? Será automático, ou seja, vou receber o sinal pelo decodificador que já tenho em casa?

As TVs por assinatura hoje transmitem digitalmente a programação das emissoras, mas nem todos os canais em HDTV. O assinante de TVs por assinatura terá duas opções para receber os sinais digitais das TVs abertas:

  1. Comprar o conversor digital e interligá-lo a sua TV e a uma antena (que poderá ser interna ou externa, dependendo do local da residência/escritório). Ele, dessa forma, continuará recebendo a programação da TV por assinatura pelo seu atual decodificador, e os sinais das TVs abertas, gratuitamente, pelo novo conversor de TV Digital.

OBS: A forma de interligar as duas caixinhas às TVs irá variar caso a caso e dependerá do tipo dos diferentes modelos de caixinhas e aparelhos de TVs.

Moro na fazenda e recebo o sinal da TV via parabólica. Quando começar a TV Digital vou receber o sinal automaticamente?

A TV Digital é a nova geração de televisão aberta terrestre e não está relacionada com outros tipos de distribuição, tal como a televisão distribuída via satélite, que é captada pelas parabólicas.

Tenho que comprar um conversor ? Quanto vai custar? Quem vende?

A compra do conversor permitirá ao telespectador desfrutar de vários benefícios da TV Digital, como imagem e sons límpidos e aplicações interativas, mesmo que não compre um televisor novo. Mas, se não desejar ou não puder compra-lo poderá continuar assistindo os canais analógicos da mesma forma como os recebe hoje, em seus aparelhos analógicos. ATV analógica vai ser desligada em 29/06/2016 (Previsão do Governo). Já é possível adquirir conversores por preços acessíveis, mas tendência é cair mais.

E a interatividade, como funciona?

Quando implementada você vai poder enriquecer o programa com informações adicionais, como por exemplo, ver uma câmara atrás do gol onde seu time está atacando, ou ver os dados de um filme que você está assistindo, ou participar de um jogo, ou comprar um produto que aparece na tela e lhe interessa. São muitas opções. Você deixa de ser um espectador passivo.

...


Ainda tem muitas outras perguntas que você pode olhar na seguinte página sobre TV Digital no Brasil:


Página oficial da TV Digital Brasileira

5 comentários:

  1. Olá Edith, parabéns pelo blog e obrigada pelas informações sobre TV Digital. E lhe faço uma pergunta: a TV digital no Brasil vai permitir a democratização da produção/distribuição audiovisual? Ou continuaremos assistindo os mesmos?
    Quero seguir seu blog. Mas não encontrei o jeito de fazer isso.

    ResponderExcluir
  2. Oi Edith, desculpe-me pela confusão. Já estava seguindo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá Marta, obrigada pelas suas palavras, só para dar um visão a respeito da democratização das comunicações com a TV Digital, bom muitos falam que as grandes firmas de comunicações vai ter o controle do conteúdo que vai ser distrubuido pela Tv Digital, existe o Decreto 5.820 (pode dar uma olhada aqui para saber mais sobre o decreto) que fala sobre como tem que ser o modelo de radiodifução, além de isso eu acho que a TV digital não trará novidades significativas ao modelo de serviços hoje adotado.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Edith pela resposta. Que tal formarmos um grupo para desenvolver o trabalho final da disciplina (PCS 5757) sobre TV digital e educação. Poderiamos enfocar o Brasil ou a América do Sul. Potencialidade, restrições, iniciativas. Que tal?

    ResponderExcluir